21.8.08

Ser Responsável Hoje

O tema surge novamente durante estes jogos Olimpico reflexo dos maus resultados dos Portugueses. O Papa disse-o ainda durante as Jornadas da Juventude. Não querendo parecer uma vidente tenho-o vindo a dizer desde há alguns anos: o grande problema da sociedade e dos jovens de hoje é a ausência do sentido da Responsabilidade e comprometimento.
Não me retiro deste grupo "os jovens", porque tenho uns miseros 26 anos acabados de fazer, mas também não penso que todas as pessoas se possam ser caracterizadas por aquilo que eu vou dizer, mas a verdade é q cada vez mais sinto que é um problema global.
Passo a explicar, qd era mais nova, tinha os meus 18 anos fui co-responsável de uma organização de jovens e senti que as pessoas cada vez mais não são capazes de se comprometer, as pessoas até podem dizer q fazem ou que vão aparecer, mas na hora qtas vezes ouvi: esqueci-me, sabes tenho muito que estudar, ah o meu amigo convidou-me para fazer isto... e nós q tinhamos 20 inscrições acabavamos por ser 10.... O que mais me assustava é qd eram as proprias pessoas que tinham organizado as coisas que acabavam por não aparecer à ultima da hora.
Poderia ser um problema da idade, poderia pensar-se... mas hoje é igual ou pior... outro dia falava c uma amiga q estava a organizar a despedida de uma amiga dela e dizia-me: eu não consigo organizar nada, qd as ideias surgem toda a gente diz a e tal que acha muito bem, marquei tudo e agora a 2 dias as pessoas estão a dizer que não vão... e voltamos ao mesmo! As pessoas esquecem-se daquilo com que se comprometem :(
E isto é só uma coisa que chateia e nos moi enquanto pessoas responsáveis... o problema é que não é só neste tipo de coisas que as pessoas têm dificuldade em se comprometer... O problema é q a dificuldade de compromisso e de responsabilidade é cada vez maior e o mesmo se reflecte no dia a dia e nos compromissos pessoais. Acho q a dificuldade que as pessoas têm em se casar resulta da necessidade que têm de não assumir compromissos, as pessoas parece que sentem necessidade de liberdade, mas uma liberdade de cada um sem mais ninguém, parece q as pessoas vivem isoladas. As pessoas não se comprometem com ninguém, nem mesmo com os amigos e isso faz-me uma certa confusão.
Não é assim que quero educar a minha filha... Mas não quero que ela sofra algumas desilusões que o comprometimento e o sentido de responsabilidade nos trazem... Será que vou ser capaz?